segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Enfim...

No começo tive um pouco de receio, vou ser sincero não tive muitas expectativas quando a professora nova chegou, ainda mais com o trabalho do portfólio o que me deixou um pouco aborrecido das aulas, mas com o passar do tempo passei a aproveitar o que me foi dado, algumas práticas diferentes como slack line, ou exercícios de postura, e comecei a me interessar mais.
Ao decorrer das atividades do portfólio fui me interessando mais, pois consegui dissertar sobre diversos assuntos que eu nunca havia parado para refletir, além das discussões em aula que proporcionaram uma interação ainda maior com a turma.
Essas aulas não só foram diferentes como ajudaram no que foi citado acima, a interação com a turma, nunca tínhamos parado para conversar assim, soubemos coisas que nem fazíamos ideias o que nos deixou a seguinte incógnita: Será que eu conheço mesmo meus colegas e amigos? Passamos a nos relacionar melhor, nos conhecer melhor.
Com certeza a professora Márcia vai nos deixar saudades, seja pelas desavenças ou pelas alegrias, não só a professora como todos meus colegas, agora na reta final a coração vai apertando, e percebemos que esses 3 anos passaram voando. Tenho certeza que daqui sairão amizades para toda vida.

Até mais professora Márcia (não um adeus), você vai deixar saudade.
Att. Lenen Peterson

A busca pela perfeição

Cada vez mais a mulher relaciona seu bem-estar com a beleza, isso faz com que ela dependa mais e mais de cosméticos, maquiagem, plásticas, tratamentos, etc as próprias empresas impõem isso a força na mulher por meio de publicidades incessantes, seja em filmes ou em revistas. Portanto foi criado um padrão de beleza, a qual todas as mulheres querem alcançar (claro que existem exceções), até para ingressar em uma empresa a "beleza" importa.
Isso gera muitas consequências na vida da mulher, muitas acabam por desenvolver, bulimia ou anorexia, outras se medicalizam com remédios sem receita. Elas se tornam o que não são, só para manter uma aparência bonita e se esquecem que o que realmente importa é a beleza interior. O pior de tudo é que não podemos colocar a culpa somente na mídia ou empresas de cosméticos, etc a culpa é dos próprios homens que se deixam levar pelo "padrão de beleza", muitos ao vê-las citam frases como: "Você é gorda, sai fora", ou "sai daqui trabuco", aqui é onde a auto-estima da mulher se abala, e não vai ficar melhor para ela até que se sinta bonita.
Podemos acabar com isso apesar de toda especulação da mídia, fazendo simplesmente uma coisa, parar de olhar peitos e começar a olhar os sentimentos, como aquela guria esta se sentido, fazer ela se sentir bem independente da sua aparência exterior pois isso não importa. Eu sei que é meio clichê mas esse ditado cabe muito bem aqui: "Nunca julgue um livro pela capa".

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Avaliação das aulas de educação física (2º Trimestre)

As aulas são de certa maneira legais e divertidas, tanto as de dança, de que eu particularmente não gosto muito, quanto as de atividades esportivas. Acho que poderíamos praticar mais exercícios desportivos. Gostaria de que agora para o 3º trimestre fosse mais voltado a área de esporte que não praticamos regularmente, como handball, basquete, futebol 11, etc. Até atividades como queimadas seriam legais, pois apresentam uma boa dinâmica.

Copa do Mundo

Sem dúvida nos divertimos, ficamos apreensivos e torcemos muito. Mas acabamos deixando de lado uma coisa importante, a situação econômica do Brasil, se nós estávamos preparados para receber um evento de tanto impacto e investimento. Acabou que foram feitos estádios em lugares que estes são inúteis, além de grandes desvios de dinheiro público.
As vantagens foram inúmeras. O país teve uma grande visibilidade por conta de gama de pessoas de todo o mundo que prestigiaram a copa e também porque estiveram aqui as mídias do mundo inteiro, emissoras de TV, jornais, revistas, entre outros tipos de mídia. Com o país tão visível, empresários internacionais teoricamente tiveram uma melhor amostra do país, percebendo assim, as vantagens de investir no Brasil. Isso fez com que a economia do Brasil acelerasse ainda mais.
Houve também um grande numero de desvantagens. Grandes e modernos estádios foram preparados para atender em os pedidos da FIFA e boa parte do dinheiro investido foi público. A população reclama exclama que seria melhor investir o dinheiro da copa em, por exemplo, segurança, saúde e educação. Pode-se perceber que o investimento não é em todo país, fazendo que o país esteja apenas maquiado para turistas que vêem somente a beleza dos estádios.
Bom ou não a copa já passou e agora nos resta aproveitar o que foi deixado, principalmente os imponentes estádios que foram construídos, e a partir disso quem sabe o governo invista seus lucros com a copa em educação e saúde.

sábado, 17 de maio de 2014

Avaliação das aulas de Educação Física

Praticamos muitos esportes diferentes, dentre eles:
Vôlei: As aulas de vôlei foram muito boas, pois, com treinamentos dos fundamentos antes do jogo podemos adquirir um maior conhecimento sobre o esporte, e a aula se tornando mais legal com a aplicação destes fundamentos no jogo.
Futsal: Conforme as aulas de vôlei também tivemos treinamento antes do jogo, isto serviu para aumentar nosso conhecimento e interesse sobre o desporto.
Acrobacias: As acrobacias nos ajudaram a conhecer outro lado da educação física, pois, a maioria só pensa que estas aulas são apenas de desporto.
Slackline: Não praticamos slackline.
As novas atividades de dança são uma nova oportunidade para realizar algo diferente do cotidiano que no caso da educação física sempre praticamos futsal ou vôlei, acho que a professora deve continuar apresentando diversas atividades diferenciadas.

Minhas medidas Antropométricas e meus Índices de Saúde

Massa é a quantidade de matéria que um corpo possui, sendo, portanto, constante em qualquer lugar da terra ou fora dela. 
Peso de um corpo é a força com que esse corpo é atraído (gravidade) para o centro da terra. Varia de acordo com o local em que o corpo se encontra.
Peso: 94kg
A altura, como estatura de um ser, pode ser medida em diversas unidades. Em geral é medida em centímetros, no sistema métrico (universal) e em pés e polegadas, no sistema inglês.
Altura: 1,80 m-180 cm-5' 11" (5 polegadas e 11 pés)
IMC significa Índice de Massa Corporal e trata-se de uma medida do nível de gordura de cada pessoa. É uma media de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
O método de cálculo do IMC é simples e rápido e permite uma avaliação geral para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade.
Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (kg) e a altura em metros.
Meu IMC é: 0,75

A pressão arterial: é a pressão que o sangue exerce na parede das artérias. Ela é medida em milímetros de mercúrio. Com esta medida, são determinadas duas pressões:
  • Máxima: Quando o coração se contrai, temos uma pressão máxima (sistólica)
  • Mínima: Quando ele se dilata, temos uma pressão mínima (diastólica)
  • Valor ótimo de pressão arterial: <120 x 80 mmHg (12 por 8)
  • Valor normal de pressão arterial: < 130/85 mmHg
Minha pressão arterial em repouso: 109/67 mmHg
Frequência Cardíaca é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (bpm).
Minha Frequência cardíaca em repouso: 84 bpm.

Glicose em jejum é um exame que mede o nível de açúcar no seu sangue naquele momento. O exame de glicose em jejum serve para fazer o diagnóstico de hipoglicemia ou hiperglicemia. Esse exame serve também para monitorização do tratamento do diabetes.
Minha glicose: 100 mg/dl
O ideal é estar entre 75 - 115 mg/dl.

Alguns cuidados, com relação ao IMC devo me controlar com o peso provavelmente fazendo dietas e mais exercícios físicos, a glicose devo ficar atento e me controlar na ingestão de açucares, o restante está dentro dos parâmetros e não estão limítrofes a área de risco.